A 42nd Street de Nova Iorque é uma das avenidas mais visitadas da cidades, reunindo em seus 3,5 quilômetros de extensão alguns pontos emblemáticos como a Times Square, a Biblioteca Pública, o edifício Chrysler, a praça das Nações Unidas, o Edifício da ONU e alguns importantes teatros.
Seu aspecto atual é decorrente de um plano de regeneração urbana implementado nas décadas de 1970 e 80. Contudo, para continuar intervindo nessa rua, o Instituto para a Mobilidade Urbana Racional (IRUM) e a organização cidadã Vision 42 lançaram o concurso internacional Vision42Design, com o qual buscavam projetos que permitissem a implementação de uma linha de VLT, planejada há mais de 40 anos.
O único requisito era que os projetos cumprissem com os seguintes objetivos: criar um espaço que seja amigável com os pedestres, livre de automóveis e que conte com um bulevar sustentável. A seguir, mostramos quatro propostas finalistas do concurso que reuniu mais de 200 inscritos.
1. 42nd Street: Uma nova via verde para Nova Iorque
Apesar da ideia de um VLT na 42nd Street parecer nova, a proposta começou a ser planejada há mais de 40 anos; inclusive, nos anos 90 quase foi levada a diante devido aos estudos técnicos realizados pela Vision 42, que mostraram que sua implementação era possível. Todavia, a falta de financiamento acabou contendo o projeto.
Nesse concurso, entretanto, a ideia foi resgatada por Paul Boyle, estudante da Universidade de Western (Austrália), que propôs a circulação de um VLT na avenida, visando transformá-la em um parque.
2. Jardim linear na 42nd Street
Resgatar o espírito de cada bairro da 42nd Street é a proposta dos projetistas Alfred Peter, Charles Bové e Karen (Bloch) Listowsky, que visam traçar uma linha de VLT que atenda essa necessidade através de seu desenho.
Assim, o trem é descrito como uma calçada em movimento, em que os cidadãos seriam transportados por um jardim linear.
3. Circuito ecológico
Entre as avenidas 8 e 9 há um grande espaço que atualmente é usado como estacionamento para adultos. No plano do arquiteto Tiago Torres Campos, esse lugar poderia se unir ao traçado do bonde que conectaria destinos naturais da cidade, como o Waveland Park East 42 e as pequenas zonas úmidas existentes.
Deste modo o VLT não apenas se converteria em um atrator urbano que fortaleceria uma zona com uma tradição cultural ligada ao teatro, mas também criaria um circuito ecológico no meio da cidade.
4. Três mutações em um VLT
Uma mutação social, outra ambiental e uma econômica é o que propõe o planejador urbano Mathieu Delorme através da implementação de um VLT descrito por ele como "um catalisador para uma renovação urbana."
A primeira mutação é do tipo social e tem como objetivo que o trem se conecte a diferentes pontos movimentados de Nova Iorque, onde a liberdade de expressão seja algo intrínseco ao ambiente. Para isso, propõe a construção de uma praça aberta em frente ao edifício da ONU.
A mutação ambiental visa conectar da melhor forma os cidadãos com os espaços verdes da cidade. Por fim, a mutação econômica pretende criar mais espaços para as atividades econômicas no nível da rua, sejam festivais gastronômicos, atividades esportivas, mercados etc.
Via Plataforma Urbana.